SACERTI Consultores  

Segurança Contra Incêndios Medidas de autoproteção

 
Plantas de Emergência
A legislação em vigor impõe, para determinados edifícios, a afixação de plantas de emergência como complemento dos sinais de segurança utilizados nos domínios da prevenção, da proteção e do combate a incêndios.

É importante ter em conta que estas plantas fazem parte do Plano de Emergência do edifício, devendo ser aprovadas em conjunto pela Autoridade Nacional de Proteção Civil antes de serem produzidas.

sinal

Trata-se de plantas esquemáticas de um edifício ou espaço que têm por objetivo orientar, informar e instruir os seus utilizadores para os procedimentos a adotar numa situação de emergência.

Sabe se o edifício da sua responsabilidade está obrigado a ter plantas de emergência?

As plantas de emergência existentes estão atualizadas? Indicam a localização do ponto de encontro?

Sabia que, de acordo com a legislação em vigor, as plantas de emergência devem ser validadas pela ANPC, no âmbito das medidas de autoproteção?

Sabe que a ANPC realiza fiscalizações sem aviso prévio, podendo aplicar coimas, em caso de desconformidade das plantas de emergência com os critérios regulamentares?

Devem ser colocadas em posições estratégicas, junto aos acessos principais do piso a que se referem, nos principais pontos de passagem ou paragem dos utilizadores e em locais específicos em função da sua utilização, como é o caso de quartos de hotéis. Devem ficar a uma altura aproximada de 1,60 m do pavimento.

Os materiais utilizados na sua execução devem garantir uma boa resistência a choques, intempéries e agressões do meio ambiente. Aconselha-se ainda a sua execução em material fotoluminescente, de forma a permitir uma boa visibilidade mesmo em caso de falha na iluminação ambiente.

Devem ser mantidas atualizadas, em bom estado de conservação e devidamente limpas.

sacerti

Nas plantas de emergência representam-se:

  • Os caminhos de evacuação;
  • Os meios a utilizar em caso de incêndio;
  • As instruções gerais de segurança contra incêndio.

As instruções dizem respeito a situações de emergência e são comuns a todos os utilizadores, pretendendo-se que se tornem públicas. A sua integração nas plantas de emergência serve para as divulgar.

remate

Solicite-nos um orçamento gratuito e sem compromisso para a elaboração das Plantas de Emergência, de forma a obter a sua aprovação, dando resposta a essa exigência legal.

Os nossos técnicos estão devidamente credenciados pela ANPC para elaboração destes estudos, qualquer que seja a categoria de risco das v/ instalações, conforme é exigido pela legislação em vigor,.

remate
Contacte-nos
SACERTI Consultores
Rua Monte dos Burgos, 482-4G
4250-311 PORTO
www.sacerti.pt
geral@sacerti.pt
Tel. 228 313 499