Qualidade

Na Área da Qualidade, prestamos diversos serviços, destacando-se:

  • Auditorias internas;
  • Consultoria de Apoio à implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008, reconhecida internacionalmente, permite demonstrar o compromisso das Organizações com a Qualidade e com a satisfação dos seus clientes, prestigiando a sua imagem institucional e reforçando o acompanhamento do mercado em constante evolução.

Por outro lado, proporciona a melhoria contínua dos processos e Sistemas de Gestão de Qualidade, o que se traduz na melhoria geral da sua performance e influencia positivamente os seus resultados.

De referir que os clientes estão cada vez mais conscientes da Qualidade e esperam que os fornecedores satisfaçam pró-activamente as mais altas exigências dos produtos e dos serviços.

Ambiente

Na área do Ambiente, executamos os seguintes serviços:

A certificação do Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com a norma NP EN ISO 14001:2004, reconhecida internacionalmente, permite demonstrar o seu compromisso com a protecção do meio ambiente, reforçando a sua imagem institucional e acompanhando a constante evolução do mercado.

Prestigia a reputação da sua Organização, apoiando no cumprimento da legislação ambiental e reduzindo os riscos de sanções e acções judiciais. Actualmente, para clientes, consumidores e investidores, a responsabilidade ambiental relativamente aos produtos e serviços é um requisito básico de permanência no mercado. Contudo, estas exigências podem ser também uma oportunidade para as Organizações eliminarem resíduos, riscos e custos desnecessários, ao mesmo tempo que reforçam os seus valores quanto à protecção do meio ambiente.

Gestão de resíduos

A gestão de resíduos é um processo que pode exigir elevados recursos humanos e técnicos às organizações.

Disponibilizamos o apoio necessário , de forma a garantir uma correcta gestão dos seus resíduos tendo em atenção a disponibilidade de recursos técnicos e financeiros e a obrigatoriedade de dar cumprimento à legislação em vigor.

Segurança

De entre os serviços que prestamos na Área de Segurança, destacam-se os seguintes:

  • Organização dos Serviços de Segurança no Trabalho na modalidade de serviços externos;
  • Medição e avaliação das condições dos postos de trabalho, desigadamente ruído, iluminação, ambiente térmico e contaminantes químicos;
  • Consultoria de apoio à implementação de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho;
  • Auditorias internas a Sistemas de Gestão;
  • Elaboração de Planos de Segurança Internos e apoio na sua implementação;
  • Apoio na realização do exercício de simulacro;
  • Auditoria às condições de segurança contra o risco de incêndio

Serviços externos de Segurança no Trabalho

A SACERTI possui a autorização n.º 050 12 1 07 12 da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para a prestação de serviços externos de Segurança no Trabalho para os sectores do comércio, serviços e industrial, incluindo actividades de risco elevado, conforme requerido pela Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro.

Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho

A certificação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho, de acordo com a norma NP 4397:2008, adaptada da norma OHSAS 18001:2007 permite identificar e controlar os riscos da saúde e segurança, minimizar potenciais acidentes e melhorar a sua performance geral, protegendo a sua força de trabalho e o bem-estar dos colaboradores.

Simultaneamente, a especificação OHSAS 18001 assegura a conformidade com os actuais requisitos legais, reduzindo o risco de sanções e acções judiciais.

Planos de Segurança Internos / Medidas de Autoproteção

O novo corpo legislativo no domínio da segurança contra incêndio, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 220/2008 veio atribuir novas responsabilidades aos proprietários, aos detentores da exploração e às entidades gestoras dos edifícios, pois respondem pela implementação das medidas de auto-protecção.

Resumidamente, essas medidas de auto-protecção consistem num Plano de Segurança que é um documento que elaboramos e onde é compilada toda a informação relativa à organização da emergência, sendo constituído por:

  • Registos de Segurança;
  • Plano de Prevenção;
  • Plano de Emergência Interno (PEI).

A SACERTI também dá apoio à implementação do Plano, com a organização da formação das equipas e dos simulacros.

Segurança Alimentar

Prestamos os seguintes serviços na área de Segurança Alimentar:

  • Consultoria de apoio à implementação de Sistemas HACCP, de acordo com o Regulamento (CE) nº 852/2004 de 29 de Abril;
  • Consultoria de apoio à implementação de Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, de acordo com a metodologia HACCP, segundo os referenciais normativos ISO 22000, IFS, EFSIS ou BRC;
  • Execução de Programas de Controlo de Higiene e Segurança Alimentar (Auditoria de HSA + Análises microbiológicas);
  • Diagnósticos e auditorias de verificação dos pré-requisitos;
  • Auditorias internas a Sistemas de Gestão;
  • Auditorias técnicas;
  • Auditorias a fornecedores;
  • Elaboração de Códigos de Boas Práticas;
  • Serviço de Actualização e Controlo de Requisitos Legais

Devido às recentes crises no sector alimentar, a Segurança Alimentar apresenta um papel fundamental na vida dos consumidores. Promover e garantir a segurança alimentar é hoje em dia uma exigência em qualquer serviço que envolva o fornecimento de alimentos como forma de garantir a confiança dos Clientes e Consumidores.

Auditorias

A SACERTI possui uma equipa técnica altamente especializada na execução de auditorias técnicas e aos sistemas de gestão.

As auditorias regulares apoiam as Organizações continuamente, a usar, monitorizar e melhorar os seus Sistemas de Gestão e processos relacionados.

Melhoram a fiabilidade das operações internas na satisfação dos clientes, bem como toda a sua performance.

Possibilitam, ainda, uma melhoria significativa na motivação dos seus colaboradores, envolvimento e consciência das suas responsabilidades.

Licenciamento

Licenciamento ambiental

O Decreto-Lei nº 173/2008 estabelece o regime de prevenção e controlo integrados da poluição (PCIP) proveniente de certas actividades. A Agência Portuguesa do Ambiente é a autoridade competente para a emissão da Licença Ambiental.

A SACERTI apoia as organizações no pedido de licenciamento e na manutenção do mesmo.

Licenciamento industrial

Tratamos do licenciamento industrial de actividades já em exercício e de novas unidades, prestando apoio a todo o processo inerente.

Sempre que aplicável, em simultâneo com o processo de licenciamento industrial, poderão ser desenvolvidos outros pedidos de licenciamento (gestão de resíduos, licença ambiental, licença de utilização do domínio hídrico).

Sistemas Integrados

Actualmente a Qualidade, o Ambiente e a Segurança e Saúde no Trabalho representam os principais desafios da gestão, sendo áreas fulcrais para o crescimento e desenvolvimento sustentável das organizações.

Integrar os três sistemas de gestão, tem vantagens ao nível da melhoria de desempenho e do aumento de competitividade que justificam o empenho neste desafio.

A SACERTI possui uma vasta experiência na Integração de Sistemas de Gestão, nomeadamente nas seguintes áreas:

  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão da Segurança Alimentar